sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Anéis de terra estranhos são avistados no sul da África

Anéis de terra estranhos são avistados no sul da África

Conhecidos como círculos de fadas, ninguém consegue explicar como essas elipses são formadas.
Por Maria Luciana Rincon Y Tamanini em 30/08/2013
Fonte da imagem: HistoryAnéis de terra estranhos são avistados no sul da África
Segundo o pessoal do History, o surgimento de milhares de círculos nas planícies de Angola, Namíbia e África do Sul estão deixando muita gente curiosa. Segundo o site, existem relatos sobre essas estranhas formações desde a década de 70, e ninguém ainda conseguiu encontrar uma explicação concreta para o seu surgimento. E como você pode imaginar, existe muita especulação sobre o mistério.
Fonte da imagem: Reprodução/History
Os anéis, também conhecidos como “círculos de fadas”, apresentam tamanhos que variam de 2 a 15 metros de diâmetro, e há que diga que eles são obras de seres alienígenas e até de dragões. No entanto, uma das teorias — proposta pelo biólogo Norbert Juergens, da Universidade de Hamburgo, na Alemanha — é que os desenhos são obras de cupins, especificamente da espécie Psammotermes allocerus.

O mistério continua

Fonte da imagem: Reprodução/History
Segundo o biólogo, esses insetos cavam o solo para se alimentar da vegetação de uma determinada área, criando essas formações durante o processo. Conforme explicou o pesquisador, depois de criado o círculo, o solo exposto acaba se tornando estéril, permitindo a infiltração de água. Dessa forma, o líquido armazenado no subsolo cria condições para que a vegetação cresça ao redor das formações, resultando na curiosa paisagem.
Os cupins teriam sido encontrados nas imediações de pelo menos 80% dos círculos, e conforme vão consumindo a vegetação, as formações aumentam de tamanho. Entretanto, — para deixar o mistério mais interessante —, Walter R. Tschinkel, da Universidade Estadual da Flórida, refutou a hipótese do pesquisador alemão, afirmando que os tais cupins não foram encontrados próximo aos anéis.

Nenhum comentário: