Mandela é hospitalizado com dores abdominais
Mandela é hospitalizado com dores abdominais
Johanesburgo, 25 fev (EFE).- O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 93 anos, foi internado neste sábado em um hospital de Johanesburgo com dores abdominais, informou a Presidência da África do Sul em comunicado.
'O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, deseja informar que o ex-presidente Nelson Mandela foi hospitalizado hoje', diz a nota oficial. 'Madiba (como é popularmente conhecido no país) tinha um dor abdominal há muito tempo e os médicos consideraram que ele precisava de atendimento médico adequado'.
'Desejamos-lhe uma rápida recuperação e voltamos a lembrar o amor do povo sul-africano e de todas as pessoas ao longo do mundo', acrescenta o comunicado, que não indica em qual hospital Mandela está internado nem qual a gravidade do caso. 'Queremos pedir respeito por sua privacidade e a de toda sua família durante este tempo'.
Há um mês, Mandela deixou sua residência na cidade de Qunu (sudeste da África do Sul) para retornar a Johanesburgo para realizar exames médicos de rotina, disseram naquele momento à Agência Efe fontes ligadas à família do ex-líder.
O líder da luta contra o regime segregacionista do apartheid sul-africano permanece sob vigilância médica desde que foi internado em janeiro de 2011 em um hospital de Johanesburgo, afetado por uma complicação respiratória.
Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Mandela recebeu alta em fevereiro do ano passado e foi enviado a sua casa de Houghton, Johanesburgo.
Dias antes de completar seu 93º aniversário, em julho de 2011, o ex-presidente se mudou para a casa em Qunu, lugar onde passou sua juventude, acompanhado de uma equipe médica.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados