sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Vivendo com Propositos

Vivendo com Propositos

Eclesiastes 3.11 ; 12.1-2.

introducao:

"Sou humano e nada do que e humano me e estranho" Seneca

" Crescer e multiplicar nao resume satisfatoriamente a razao pela qual existo"

" Chamar de vida, apenas a sucessao de atividades inerentes a sobrevivencia: comer, beber, dormir, procriar, trabalhos e ter prazer eventual nao e correto"

" Neste mundo so ha duas tragedias uma e nao conseguir o que se quer, e a outra e conseguir" Oscar Wilde

" As pessoas nao tem medo de morrer, elas na verdade tem medo de morrer sem saber porque viveram " desconhecido

Porque as pessoas boas sofrem? Porque sofro? Qual e o sentido e significado da minha vida?

Porque e para que existo? existem respostas para estas grandes questos da vida?

O proposito da nossa vida nao e o alvo que queremos atigir e sim a tragetoria que percorremos para alcanca-lo.

I. PARA VIVERMOS COM PROPOSITOS PRECISAMOS VIVER UM MOMENTO DE CADA VEZ.

Nada mais natural do que pranto no momento do luto, a angustia na situacao de fome, o medo no meio da guerra, enfim a cara contorcida no momento em que a vida se mostra a amarga, Salmos 42. 5,6.

II. PARA VIVERMOS COM PROPOSITOS PRECISAMOS SABER QUE NOSSOS SOFRIMENTOS PODEM SEREM EXPLICADOS PELA ESCALA DE VALORES QUE TEMOS.

Nao podemos nos contentar com LET IT BE!

A vida nao pode ser explicada pelo mix personalidade, cultura e ambiente social.

Pessoas reagem de diferentes maneiras a situacoes semelhantes.

Viver e perigoso, viver e um grande desafio.

" nao sou um homen exigente, eu me contento com o melhor" Sir Winston Churchill.

A Biblia fala de tres tipos de pessoas: NATURAL, CARNAL E ESPIRITUAL

Natural e a pessoa simplesmente dominada pelos institos da biossobrevivencia, mais parecida com um bicho do que com gente.

Carnal a pessoa que vai uma pouco mais longe e adquire uma conciencia, mas dela se utiliza apenas para tentar exercer dominio em beneficio proprio.

O Espiritual, transcede seu proprio universo de interesses e de nescessidades e tornou-se altruista, solidario, capaz de partilhar e de compreender na comunhao

III. PARA VIVERMOS A VIDA COM PROPOSITOS TEMOS QUE ENTENDER QUE A VIDA E FEITA DE ETAPAS E PROCESSOS .

Nada e instataneo, magico, imediato, tudo leva tempo precisa ou passar por processos ate serem concretizados.

O melhor lugar do mundo e " Aqui e Agora"

" assim que" nao representa a verdadeira felicidade, a vida seria chata e tediosa se tudo fosse um monotomo. Os segnificados dos momentos que sao unicos objetos da descoberta pessoal, eles devem ser procurados e encontrados por cada um .

Desde que a situacao e sempre unica com um sentido que tambem nescessariamente e unico, segue-se possibilidade de fazer qualquer coisa em relacao a situacao tambem unica.

IV.PARA VIVERMOS A VIDA COM PROPOSITOS PRECISAMOS FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS.

" O mundo e dos mais espertos"

"A vida do homem e o que os seus pensamentos fazem dela" Marco Aurelio imperador romano

As atitudes dos nossos dias trocaram:
A luta na busca de justica social, pela busca de sucesso pessoal e individual.
A preocupacao em formar pessoas de carater pela preocupacao de formar pessoas de sucesso.
O compromisso com o cumprimento do dever, pelo compromisso com a satisfacao da vontade
A concepcao Crista de que o mal existe , e nao apenas uma reacao mental inadequada as circunstacias.

O mundo e de todo o mundo,e quem tem ou tiveram mais oportunidades do que os outros devem viverem de maneira solidaria para que outros vivam com dignidade humana, na dinamica da cooperacao que constroi uma sociedade em que ninguem fique em desvantagem.

V.PARA VIVERMOS COM PROPOSITOS ,A VIDA PRECISA SER VIVIDA NA EXISTENCIA.

O ser humano nao pode ser preso a um sistema de regras e esquemas sem nocao, poruqe somos criados para EXISTIR, dentro para fora.

Possuimos esta dimensao de abertura, de romper barreiras ,de superar desafios, de ir alem de os limites de queram nos impedir d chegar em algum lugar.

"Somente quem sabe o porque da vida e capaz de suportar-lhe o como " Friedrich Nietzche

"A principal preocupacao da pessoa humana nao consiste em obter ou evitar a dor, mas antes em ver o sentido para a sua vida" Victor Frankl

CONCLUSAO:

todas as pessoas sao dirigidas por alguma coisa, isto e todas sao guiadas, controladas, direcionadas por alguma forca que determina o roteiro de sua vida.

Voce pode viver em um dos tres niveis:

O primeiro nivel chamamos de Nivel da Sobrevivencia, isto e a pessoa nao vive, apenas existe,a cada dia vencido uma grande batalha ganha,para tais pessoas a expressao " pao de cada dia" e literal, nao se refere aos recursos da vida como diversos,mas como escassos.

O segundo nivel podemos chama-lo de sucesso, de acordo com a cultura e o meio social em vivemos, buscamos conforto,prestigio,realizacao profissional e relacionamento satisfatorios.

voce uma pessoa bem sucedida quando consegue o qu deseja e o que quer. as outras pessoas gostariam de trem os seus problemas.

Segundo uma pesquisa, se o mundo todo fosse reduzido a uma vila de 100 pessoas, tal vila seria composta de :

57 de asiaticos, 21 europeus,14 norte americanos ( norte ,centro e sul) 8 africanos

52 pessoas seriam mulheres, 48 seriam homens

70 pessoas seriam nao brancos e 30 brancos

80 pessoas viveriam em casa inabitaveis e 50 sofreriam desnutricao

1 pessoa terai computador e 1 pessoa apenas uma teria formacao universitaria

Nestes termos falando fracamente voce se considera uma pessoa vevendo no nivel de sobrevivencia ou de sucesso? leve em conta que voce acordou hoje mas saudavel do que doente,tem mais sorte do que aproximadamente um milhao de pessoas que nao verao a proxima semana, se nunca experimentou o perigo da uma guerra ,a solidao de uma prisao, a agonia da tortura, a dor da fome, tem amis sorte que 500 milhoes de habitantes do mundo, se voce tem comida na geleira, roupa no guarda- fato, um teto sobre sua cabeca e um lugar aquecido para dormir considere-se mais rico do que 75% das pessoas do mundo, se tiver dinheiro no banco, na carteira ou algum trocado m algum lugar considere-se os 8% das pessoas com melhor qualidade de vida no mundo.Enfim considere-se uma pessoa bem sucedida.

A questao e que voce nao consegue responder poruqe essa sensacao de que esta faltando alguma coisa"o que isto quer dizer?

Verdadeiro o proverbio que diz, "o sucesso, por si proprio nao satisfaz"

O segredo do sentido da vida esta na experiencia do cotidianoa luz da eternidade, pois a afirmacao mais contudente de Eclesiates 3.11, e que Deus " pos no coracao do homem o anseio pela eternidade" em outras palavras a vida e aqui, coma s coisas daqui e ninguem pode realizar o sentido da vida excluindo este mundo e esta dimensao da existencia, mas nao e aqui o seu ponto final e nao sao as coisas daqui as ultimas. O coracao do homem tem um vazio do tamanho de Deus, e fato que precisamos sobreviver e ter sucesso, mais e mais verdadeiro ainda que ansiamos por significado e respostas que nos conduzem a eternidade que cabe dentro do nosso coracao, disse Jesus " ... Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguem vem ao pai, senao por Mim."

Nenhum comentário: