MOGADÍSCIO, 22 Jan (Reuters) - Militantes somalis em jipes com baterias antiaéreas entraram em confronto com forças da União Africana (AU) pela segunda noite seguida em Mogadíscio, matando pelo menos nove pessoas, incluindo mulheres e crianças, disse no domingo uma pessoa das equipes de resgate.
As tropas da AU lançaram uma nova ofensiva contra al Shabaab na sexta-feira, ocupando posições rebeldes perto da capital, pela primeira vez. Porém, os insurgentes contra-atacaram.
No sábado, eles atingiram um posto de controle militar do governo, conhecido como "Ex-control" e localizado em um subúrbio ao noroeste da cidade costeira. Soldados das forças Amisom, da AU, repeliram o ataque.
Somalis, vítimas da fome e das duas décadas de guerra civil, e que buscavam refúgio em acampamentos para pessoas desalojadas, ficaram no meio do fogo cruzado.
"Pelo menos nove pessoas desalojadas, a maioria mulheres e crianças morreram nos campos perto da antiga embaixada americana na sexta-feira e no sábado", disse à Reuters o coordenador dos serviços de resgate da cidade, Ali Musa.
O Ex-control é um posto de controle estrategicamente importante. Na periferia de Mogadíscio, é a última barreia controlada pelo governo, na estrada que vai para o sul, em direção a Afgoye, um reduto rebelde, localizado a cerca de 30 quilômetros da capital.
"Nessas duas noites, o al Shabaab chegou perto, com armas antiaéreas montadas em caminhões, mas nós os repelimos", declarou o porta-voz do contingente da AU do Burundi, Ndayiragije Come.