sábado, 21 de janeiro de 2012

ALTARES, DEUSES E MISSÕES.


ASSUNTO: Evangelização e Aprofundamento da Experiência Cristã.
TEMA: ALTARES, DEUSES E MISSÕES.
Missionario Marilton Ramos
TEXTO BÍBLICO: ATOS 17.16-34

INTRODUÇÃO:
Amados, quero extrair do presente texto três pilares mestre das religiões e as crenças, que desde a antiguidade que o homem tem apoiado a sua fé. Não existe religião sem um altar, sem um deus ou um método de confissão ou divulgação das suas crenças.

Preposição:
Em nossos dias é diferente?
Os homens modernos têm firmado a suas crenças nestes mesmos pilares?
E, nós crentes em Jesus estamos sustentados nestas mesmas bases?

 I. ALTARES.
Altar, do latim altare ou ara (lat. class.), plataforma semelhante a uma mesa constituída por uma rocha, elevação ou outra estrutura que possibilite ao sacerdote, líder ou mentor espiritual, sacrificar à divindade, ou divindades, em um templo religioso ou local sagrado.
1.todas as religiões tem um altar.
2.todas as manifestaçãoes de crendices tem um altar.
3.as cidades, os barrios e as nações tem o seu altar de veneração.
4.o apostolo Paulo, encontrou um altar ao deus desconhecido.
Explicação do existência do altar ao Deus desconhecido:
Quando o apóstolo Paulo falou aos filósofos gregos no Areópago, em Atenas, fez referência ao altar que tinha a inscrição: "Ao Deus Desconhecido" (Atos 17.23). Paulo disse que estava anunciando esse Deus para os atenienses. Na verdade, o altar "ao Deus desconhecido" tinha uma história, de que tanto Paulo quanto aqueles filósofos tinham conhecimento.
Mencionar que em Deus "vivemos, e nos movemos, e existimos" (Atos 17.28), Paulo estava citando o poeta Epimênides de Creta (do sexto século a.C.). Conta-se que Epimênides foi convocado de Knossos, na ilha de Creta, para Atenas, quando os habitantes da cidade enfrentavam uma terrível peste. Nenhum dos deuses de Atenas tinha sido capaz de livrá-los dessa praga e o oráculo de Delfos indicava a existência de um Deus que não estava sendo agradado pelos atenienses. Epimênides sabia como agradar a esse Deus "ofendido e desconhecido". Quando chegou a Atenas, soltou um rebanho de ovelhas no Areópago, orientando a população a erguer um altar "ao Deus desconhecido" no local onde elas parassem para repousar. Vários altares foram construídos e a praga cessou.
Epimênides talvez seja um exemplo do homem pagão que, mesmo em trevas espirituais, "apalpou" e encontrou o Deus verdadeiro "que não está longe de cada um de nós" (Atos 17.27).
5.a cruz de Cristo o nosso altar.galatas 6.14;colocensses 2.14.



II.DEUSES.

Em exceção das três grandes religiões monoteítas (judaismo,islamismo e cristianismo) Na sua maioria os povos e nações são politeistas adoram ou veneram mais de um deus) exemplos classicos são :
Os egipcio.
Os deuses egípcios têm as mesmas características, necessidades e desejos do ser humano, eles podem nascer, envelhecer e até mesmo morrer.

É constituído de um corpo que deve receber um nome. O corpo dos deuses egípcios é composto de materiais preciosos, é cheio de poder de transformação. Através de suas lágrimas pode nascer seres ou minerais.
Os poderes dos deuses geralmente são comparados com os elementos da natureza ou de algum animal. Eles eram representados nas seguintes formas: humana, animal (zoomorfismo) ou com a mistura de homem e animal (antropozoomorfismo).

Veja os principais deuses egípcios:

Anúbis – o deus dos mortos. Segundo os pesquisadores, ele foi a primeira múmia do Egito, logo depois dele é que surgiram mais múmias.

Amon – deus que traz o sol e a vida para o Egito. É representado na forma de um homem com duas plumas em sua cabeça.

Bastet – deusa da fertilidade e protetora das mulheres grávidas. Era também a deusa da guerra, sua forma era de uma mulher com a cabeça de gato ou de leoa.

Chu, Geb e Nut – Chu é deus do ar e da luz, Geb é deus da terra e Nut deus dos céus.

Hathor – deusa do amor, alegria, dança e outros. É a deusa mais reverenciada no Egito, é considerada a deusa das mulheres. É representada com o formato de uma mulher com chifres de vaca. Também pode ser representada apenas pela cara de uma vaca.

Hórus – deus do céu. Era representado na forma de um homem com a cabeça de falcão, é o deus mais importante do panteão egípcio.

Ísis – deusa do amor e mágica. É a deusa mais popular do Egito. Tem a forma de uma mulher, e carrega em sua cabeça a escrita misteriosa relativa ao seu nome.

Khnum – deus da criatividade, que controla as águas do rio Nilo. A sua representação é de um carneiro ou somente a cabeça do carneiro.

Maát – o deus da Justiça e do equilíbrio. É representada na forma de uma mulher que contém na cabeça uma pluma de avestruz.

Osíris – o deus da vida após a morte. É representado em forma de uma múmia, com uma coroa branca, chifres e plumas na sua cabeça.

Ptah – deus das artes. É bastante querido pelos artesões. Sua representação é uma múmia que na traz em sua cabeça uma calota.

Rá – deus do sol, considerado um dos principais deuses da religião egípcia. Quando ele some no entardecer, ele é Atum. E durante o dia, ele tem a apresentação de falcão.

Seth – é o deus da tempestade, maldade, violência e desordem. Tem a cabeça de um animal, mas esse não é identificado.
Sobek – deus da paciência. Tem a forma de um crocodilo, às vezes se apresenta só com a cabeça.
Toth – deus da Sabedoria e conhecimento


Dos romanos

Em Roma Antiga, antes do surgimento e crescimento do cristianismo, as pessoas seguiam uma religião politeísta, ou seja, acreditavam em vários deuses. Estes, apesar de serem imortais, possuíam características de comportamentos e atitudes semelhantes aos seres humanos. Maldade, bondade, egoísmo, fraqueza, força, vingança e outras características estavam presentes nos deuses, segundo os romanos antigos. De acordo com este povo, as divindades decidiam a vida dos mortais. Netuno era o de maior importãncia, considerado a divindade seprema do panteão romano. Cada entidade divina representava forças da natureza ou sentimentos humanos. Esta religião foi absorvida do panteão grego durante a invasão e conquista da Grécia pelo imperio romano. Os romanos modificaram apenas os nomes dos deuses.
Conheça abaixo uma relação das principais divindades da Roma Antiga e suas características.
       Nome do deus                                  O que representava
Júpiter rei de todos os deuses, representante do dia
Vênus amor e beleza
Marte guerra
Minerva sabedoria, conhecimento
Plutão mortos, mundo subterrâneo
Netuno mares e oceanos
Juno rainha dos deuses
Baco vinho, festas
Febo luz do Sol, poesia, música, beleza masculina
Diana caça, castidade, animais selvagens e luz
Ceres colheita, agricultura
Cupido amor
Mercúrio mensageiro dos deuses, protetor dos comerciantes
Vulcano metais, metalurgia, fogo
Saturno tempo

Dos gregos
Os Deuses Olímpicos são os 12 deuses principais da mitologia grega, que vivem no Monte Olimpo. Os deuses olímpicos moravam em um imenso palácio, em algumas versões de cristais, construído no topo do monte Olimpo, uma montanha que ultrapassaria o céu. Comiam a ambrósia e bebiam o néctar, alimentos exclusivamente divinos, ao som da lira de Apolo, do canto das Musas e da dança das Cárites. Apesar de não haver confirmação mitológica, supõe-se que os deuses olímpicos não ficavam exclusivamente no Olimpo, mais exerciam suas responsabilidades em outros locais, por exemplo, como Hades que vive no mundo dos mortos.
Por vezes alguns autores incluem outros deuses entre os 12 olímpicos, neste artigo eles serão considerados "Deuses olímpicos menores".
Doze Principais:
Normalmente a lista dos 12 deuses olímpicos principais mais aceita é a abaixo, mas a lista varia um pouco e Héstia e Demetér, por exemplo, aparecem em algumas.
Zeus, deus dos deuses, do céu e da terra, senhor do Olimpo;
Hera, esposa de Zeus, deusa dos deuses, protetora do casamento;
Poseídon, deus dos oceanos e mares;
Hades, deus do mundo dos mortos;
Atena,deusa da guerra justa, da justiça, da sabedoria;
Apolo, deus do Sol, das artes e das profecias;
Ártemis, deusa da lua e da caça;
Afrodite, deusa do amor e da beleza;
Ares, deus da guerra;
Hefesto, deus do fogo e da metalurgia;
Hermes, o mensageiro de Zeus, protetor dos ladrões e comerciantes;
Dionísio, deus do teatro, do vinho e das festas

O nosso Deus é o verdadeiro Deus  1ª epistola de João 5.19-21.
"vivemos, e nos movemos, e existimos" (Atos 17.28)
TEMOS UM UNICO Deus , onipotente,onisciente, onipresente e transcedente. Dt6.4
III. MISSÕES
É o projeto de Deus para o resgate das nações. É de inteira responsabilidade da igreja anunciar a Salvação através da fé em Jesus Cristo.
1.1. O Que é Missões ?
Ao conhecermos o nosso Deus, por meio de Jesus, e estudarmos a sua Palavra, descobrimos que a iniciativa missionária é dEle.
Respondendo então á primeira pergunta: O Que é Missões ? Podemos dizer que ( conforme a Bíblia ) missões é obedecer á vontade de Jesus, levando a mensagem do Evangelho a todos os povos, nações e criaturas, fazendo discípulos e plantando igrejas, agindo somente no poder e orientação do Espírito Santo.
Podemos ver este princípios dirigindo a vida dos apóstolos no primeiro século, especialmente a vida de Paulo. O livro de Atos é a narração do primeiro período missionário.
1.2. O Termo de Missões.
Missões é uma palavra latina MISSIO – Ato de enviar. Função ou poder que se confere a alguém para fazer algo. MITTO – Eu envio – alguém enviado autorizadamente. MISSUS + MITTO = Missionário.
“Missões” é um termo especializado desenvolvido na prática teológica das igrejas cristãs. Esta expressão é mais técnica e refere-se ao envio de pessoas autorizadas para além das fronteiras da igreja para proclamar o evangelho de Jesus visando a conversão de pessoas para estabelecer e multiplicar congregações locais que irão cultivar o cristianismo nesta comunidade.
A atividade missionária deve incluir aquilo que a igreja deve realizar como continuadora da missão de Jesus e do seu Espírito. Assim, as ações missionárias pretendem levar a todo os seres humano e povos a fé, a liberdade, a Salvação e a paz em Jesus Cristo.

Nenhum comentário: