Brasil está à frente apenas da África do Sul
Um estudo feito pela Oxfam, uma entidade presente em 92 países que combate a pobreza e a injustiça social, revelou que o Brasil é o segundo país mais desigual do G20.
A pesquisa, denominada “Deixados para trás pelo G20″, revelou que o Brasil está à frente apenas da África do Sul quando o assunto é desigualdade.
Ao comparar a participação na renda nacional dos 10% mais pobres da população de outro subgrupo de 12 países, o Brasil aparece com o pior desempenho de todos, seguido pela África do Sul.
Ainda de acordo com a pesquisa, os países com maior desigualdade do G20 são os emergentes. Entre as nações que apresentaram os piores resultados estão ainda México, Rússia, Argentina, China e Turquia. Combate à pobreza
França, Alemanha, Canadá, Itália e Austrália apresentam a maior igualdade entre os países do G20.
Embora seja o segundo país mais desigual do G20, o Brasil é apontado pela Oxfam como uma das nações onde o combate à pobreza foi mais eficaz nos últimos anos.
Em entrevista à BBC Brasil, Simon Ticehurst, chefe do escritório da Oxfam no Brasil, disse, entretanto, que mesmo que o país “tenha avanços no combate da pobreza, ele é ainda um dos mais desiguais do mundo, com uma agenda bem forte pendente nesta área”.
* Publicado originalmente no site Opinião e Notícia.