sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mandela está estável

Mandela está estável, deve deixar hospital em breve-Presidência



JOHANESBURGO, 25 Fev (Reuters) - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está estável e confortável no hospital, após passar por um "procedimento de diagnóstico" por dores abdominais neste sábado, e deve ter alta na segunda-feira, disse o governo.
(Reportagem de Ed Cropley)

Mandela é hospitalizado

Mandela é hospitalizado com dores abdominais




Mandela é hospitalizado com dores abdominais
Mandela é hospitalizado com dores abdominais
Johanesburgo, 25 fev (EFE).- O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 93 anos, foi internado neste sábado em um hospital de Johanesburgo com dores abdominais, informou a Presidência da África do Sul em comunicado.
'O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, deseja informar que o ex-presidente Nelson Mandela foi hospitalizado hoje', diz a nota oficial. 'Madiba (como é popularmente conhecido no país) tinha um dor abdominal há muito tempo e os médicos consideraram que ele precisava de atendimento médico adequado'.
'Desejamos-lhe uma rápida recuperação e voltamos a lembrar o amor do povo sul-africano e de todas as pessoas ao longo do mundo', acrescenta o comunicado, que não indica em qual hospital Mandela está internado nem qual a gravidade do caso. 'Queremos pedir respeito por sua privacidade e a de toda sua família durante este tempo'.
Há um mês, Mandela deixou sua residência na cidade de Qunu (sudeste da África do Sul) para retornar a Johanesburgo para realizar exames médicos de rotina, disseram naquele momento à Agência Efe fontes ligadas à família do ex-líder.
O líder da luta contra o regime segregacionista do apartheid sul-africano permanece sob vigilância médica desde que foi internado em janeiro de 2011 em um hospital de Johanesburgo, afetado por uma complicação respiratória.
Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Mandela recebeu alta em fevereiro do ano passado e foi enviado a sua casa de Houghton, Johanesburgo.
Dias antes de completar seu 93º aniversário, em julho de 2011, o ex-presidente se mudou para a casa em Qunu, lugar onde passou sua juventude, acompanhado de uma equipe médica.
Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Malauí revisará lei contra homossexualidade

Malauí revisará lei contra homossexualidade

O governo do Malauí anunciou que revisará uma série de leis controversas do país, incluindo a proibição de atos homossexuais.
O ministro da Justiça, Ephraim Chiume, disse que a decisão foi uma resposta à opinião pública.
Na última terça-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que os Estados Unidos utilizariam a ajuda internacional para encorajar outros países a descriminalizar a homossexualidade.
Em 2010, um casal gay que fez uma cerimônia de noivado no Malawi foi condenado a 14 anos de prisão por sodomia. Após a condenação internacional da sentença, eles foram libertados.
Durante seu julgamento, o presidente Bingu wa Mutharika disse que a homossexualidade é "má e muito ruim aos olhos de Deus".

Casamentos entre mulheres são alternativa para infertilidade no Quênia

Casamentos entre mulheres são alternativa para infertilidade no Quênia

Foto: Muliro Telewa / BBC
Casamento entre mulheres não carrega o mesmo estigma que união homossexual no país
Atos homossexuais podem ser fora da lei no Quênia, mas uma antiga tradição de algumas comunidades permite casamento entre mulheres.
A surpresa maior é que isso acontece num país onde líderes religiosos dizem que uniões gays são "não-africanas" - e no qual os que mostram abertamente suas relações enfrentam reações hostis da população.
No entanto, estes casos envolvendo mulheres não são vistos sob o mesmo prisma.
Em determinadas comunidades no oeste do país, se uma mulher não tiver filhos, ela assume o que se considera o papel masculino em um novo casamento, oferecendo uma casa para uma mulher mais jovem.
A mulher mais jovem é encorajada a encontrar um parceiro sexual no clã de sua parceira mais velha, para conseguir engravidar.
Os filhos, no entanto, serão considerados como filhos do casal de mulheres.
"Eu me casei de acordo com nossa tradição, que diz que se uma mulher não tem a sorte de ter seus próprios filhos, pode encontrar outra mulher para honrá-la com crianças", diz a queniana Juliana Soi, de 67 anos.
Sentada em uma cadeira na sombra do lado de fora de sua casa de palha em Elburgon, na província do Vale do Rift, ela diz que casou com Esther no início dos anos 1990.

'Crianças são como cobertores'

Esther, que se manteve calada durante toda a entrevista, tem 20 anos a menos que Juliana Soi e, juntas, elas têm cinco filhos.
"Você sabe, crianças são como cobertores. A pessoa precisa ter seu próprio cobertor para não ter que ir à casa do vizinho à noite pedindo o dele, que ele deve estar usando", diz Juliana.
O arranjo - praticado entre as comunidades quenianas Kalenjin (que engloba os povos Nandi, Kipsigis e Keiyo), Kuria e Akamba - chamou a atenção do poder judiciário recentemente por causa de um caso de herança que foi levado aos tribunais na cidade costeira de Mombasa, a segunda maior do país.
Em uma decisão história, a Suprema Corte reconheceu no ano passado que, de acordo com a lei de costumes sobre casamentos entre mulheres dos Nandi, Monica Jesang Katam poderia herdar a propriedade de sua mulher.
No entanto, parentes da falecida - que era a parceira mais velha da relação - estão desafiando o veredicto. A disputa é por uma grande casa em Mombasa.
Se o apelo dos familiares falhar, um dos filhos, Franklin Chepkwony Soi não terá dificuldades em reivindicar sua herança quando ficar mais velho.
"Eu nasci aqui na casa de Juliana e Esther é minha mãe. Juliana se casou com minha mãe porque ela queria filhos que herdassem sua propriedade", diz o rapaz de 20 anos.

Sem sexo

Foto: Muliro Telewa / BBC
Disputa sobre herança levou o assunto à atenção dos juízes quenianos
Ele diz que não sabe quem é seu pai biológico - e que não está interessado em descobrir.
Ele afirma ainda que nunca foi estigmatizado socialmente e que a pequena comunidade em que vive em Elburgon aceita a família.
Mas Juliana e Esther Soi fazem questão de dizer que não têm relações sexuais.
"Não! Não! nada sexual acontece", diz Juliana, afirmando que as duas mulheres dormem em cabanas separadas.
Apontando para Esther, ela continua: "Quando uma mulher como eu decide se casar com uma jovem como esta, já deve estar na menopausa. Neste estágio, as atividades do amor são para as mulheres jovens".
Esta prática majoritariamente rural de uma mulher estéril casar-se com outra para criarem filhos está lentamente acabando.
Em algumas comunidades no Quênia, onde os tratamentos modernos de fertilidade não são acessíveis, a poligamia é o modo preferido das pessoas para lidar com a infertilidade.
Uma mulher que não pode ter filhos geralmente encoraja seu marido a casar-se novamente para que a família possa ter crianças.
Mas a decisão judicial de Mombasa pode desafiar essa abordagem patriarcal e dar aos casamentos entre mulheres uma base mais forte no mundo moderno.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

conheça os 'acampamentos da miséria' nos EUA, país mais rico do mundo

Conheça os 'acampamentos da miséria' nos EUA, país mais rico do mundo



Conheça os 'acampamentos da miséria' nos EUA, país mais rico do mundo
"BBC"
A BBC visitou nos Estados Unidos alguns acampamentos de sem-teto, cada vez mais numerosos no país desde o início da crise econômica que explodiu em 2008.
Dados oficiais apontam que cerca de 47 milhões de americanos vivem abaixo da linha pobreza e este número vem aumentando.
Atualmente há 13 milhões de desempregados, 3 milhões a mais do que quando Barack Obama foi eleito presidente, em 2008.
Algumas estimativas calculam que cerca de 5 mil pessoas se viram obrigadas nos últimos anos a viver em barracas em acampamentos de sem-teto, que se espalharam por 55 cidades americanas.
O maior deles é o de Pinella Hope, na Flórida, região mais conhecida por abrigar a Disney World. Uma entidade católica organiza o local e oferece alguns serviços aos habitantes, como máquinas de lavar roupa, computadores e telefones.
Muitos acampamentos são organizados e fazem reuniões para distribuição de tarefas comunitárias. Para alguns com poucas perspectivas de encontrar trabalho, as barracas são habitações semi-permanentes.
Mofo
Várias destas pessoas tinham vidas confortáveis típicas de classe média até pouco tempo atrás. Agora deitam sobre travesseiros tão mofados quanto suas cobertas, em um inverno no qual as temperaturas baixam a muitos graus negativos.
'Esfregamos literalmente nossos rostos no mofo toda noite na hora de dormir', diz Alana Gehringer, residente de um acampamento no Estado de Michigan, ao programa Panorama da BBC.
O agrupamento de 30 barracas se formou em um bosque à beira de uma estrada, no limite do povoado de Ann Arbor. Não há banheiros, a eletricidade só está disponível na barraca comunitária onde os residentes se reúnem ao redor de uma estufa de madeira para espantar o frio.
O gelo se acumula nos tetos das barracas e a chuva frequentemente as invade. Mesmo assim, cada vez pessoas querem morar ali.
A polícia, hospitais e albergues públicos ligam com frequência perguntando se podem enviar pessoas ao acampamento.
'Na noite passada, por exemplo, recebemos uma ligação dizendo que seis pessoas não tinham vaga no albergue. Recebemos de 9 a 10 telefonemas por noite', diz Brian Durance, um dos organizadores do acampamento.
A realidade dos abrigados da Flórida e de Michigan é a mesma em vários lugares.
Na segunda-feira, Obama revelou planos de aumentar os impostos sobre os mais ricos. 'Queremos que todos tenham uma oportunidade justa.'
O presidente americano mencionou os que 'lutam para entrar na classe média'. Em Pinella's Hope, em Arbor e em outros dezenas de locais no país, além dos que querem entrar na classe média, há os que foram expulsos dela pela crise e que desejam voltar.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

10 frases memoráveis de Steve Jobs

10 frases memoráveis de Steve Jobs

Celebridades | Por: Thales Azamor
Infelizmente o mundo perdeu mais um ícone. Aos 56 anos Steve Jobs deixa o mundo que ele mesmo ajudou a modificar. Vítima de câncer o criador da Apple e da Pixar faleceu em (5/10) depois de um mês afastado de suas atividades. Confira abaixo dez frases que Jobs nos deixou:
steve jobs
- Assista a esse discurso emocionante dele que vale a pena. 

As 10 cidades mais caras do mundo para se hospedar 2012

As 10 cidades mais caras do mundo para se hospedar 2012

fevereiro 1st, 2012 | Categoria: Miscelânea | Por: Thales Azamor
avatarUma pesquisa feita pelo site Hotel.info, um serviço de reservas on-line gratuito, que atende mais de 210.000 hotéis no mundo, revelou quais as cidades com as diárias de hóteis mais caras do mundo. Os valores são relativos a novembro de 2011. Seguem os dez mais:
.
  1. Nova Iorque (Estados Unidos): 208,96 euros (média de uma diária)
  2. Moscou (Rússia): 183,78 euros
  3. Oslo (Noruega): 170,89 euros
  4. Tóquio (Japão): 168,85 euros
  5. Londres (Inglaterra): 159,83 euros
  6. Rio de Janeiro (Brasil): 158,78 euros
  7. Singapura (Singapura): 151,76 euros
  8. Hong Kong (Hong Kong): 151,09 euros
  9. Zurique (Suiça): 150,58 euros
  10. Estocolmo (Suécia): 144,10 euros
Fonte: Hotel.info
- Melhor ficar em casa mesmo.

10 datas em que o mundo já acabou

10 datas em que o mundo já acabou

janeiro 24th, 2012 | Categoria: Miscelânea | Por: Thales Azamor
O mundo vai acabar mais uma vez em 2012 – sim mais uma vez porque o mundo já acabou em outras ocasiões. Confira os acontecimentos que já marcaram o “fim do mundo” em outras épocas:

As 10 Cidades mais caras do mundo

As 10 Cidades mais caras do mundo

 Por: Thales Azamor

O ranking anual da ECA – companhia global de recursos humanos – publicado pela revista Businessweek, leva em consideração 128 itens para compor a listadas cidades mais caras do mundo para se viver. Segue as dez mais:
1º. Tóquio (Japão)
2º. Oslo (Noruega)
3º. Luanda (Angola)
4º. Nagoya (Japão)
5º. Yokohama (Japão)
6º. Stavanger (Noruega)
7º. Kobe (Japão)
8º. Copenhague (Dinamarca)
9º. Genebra (Suíça)
10º. Zurique (Suíça)
28º. Rio de Janeiro (Brasil)
Fonte: ECA – Businessweek
- Brasília só não tá na lista, por que quem paga as despesas dos políticos é o Brasil todo.

As Dez Maiores Cidades do Mundo

As Dez Maiores Cidades do Mundo – Regiões Metropolitanas

4AGO
 Esta lista foi elaborada com os dados da ONU – Organização das Nações Unidas referentes a 2007. Existem vários critérios para considerar a população de uma cidade, o que pode levar a números bem diferentes, esta leva em consideração a população de toda a região metropolitana e não somente a da cidade.
Na lista As Dez Maiores Cidades do Mundo, você encontra outra lista feita levando-se em conta somente a população da cidade.
1 – Tóquio – Japão – 35,67 Milhões de habitantes
2 – Nova York – EUA – 19, 04 Milhões de habitantes
3 – Cidade do México – México – 19,02 Milhões de habitantes
4 – Bombaim – Índia – 18,97 Milhões de habitantes
5 – São Paulo – Brasil -18,84 Milhões de habitantes
6 – Nova Delhi – Índia – 15,92 Milhões de habitantes
7 – Xangai – China – 14,98 Milhões de habitantes
8 – Calcutá – Índia – 14,78 Milhões de habitantes
9 – Daca – Bangladesh – 13,48 Milhões de habitantes
10 – Buenos Aires – Argentina – 12,79 Milhões de habitantes
Incluem Regiões Metropolitanas, segundo dados de 2007 das Nações Unidas

Os 10 países mais poluentes do Mundo

!

Mais uma vez trago alguns dados relativamente ao nosso planeta. Desta vez são os 10 países mais poluentes no mundo.
breathing earth
PosiçãoPaísEmissões de CO2
1EUA5,762,050
2China3,473,600
3Rússia1,540,360
4Japão1,224,740
5Índia1,007,980
6Alemanha837,425
7Reino Unido558,225
8Canadá521,404
9Itália446,596
10México385,075

Veja também o site BreathingEarth que estima as emissões de CO2 em tempo real por país. Aconselho que visitem este site porque dá para ter uma visão global dos países mais poluentes bem como a quantidade de CO2 que emitem.
Fonte: NationMaster

Os 10 países mais pobres do Mundo!

Os 10 países mais pobres do Mundo!

Para avaliar a riqueza/pobreza dos países e construir uma lista dos países mais ricos/pobres do planeta é necessário analisar o PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. Não podemos no entanto julgar o desenvolvimento de um país apenas por este factor.

O que é o PIB (Produto Interno Bruto)?
“O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objectivo de medir a actividade económica de uma região.” em Wikipédia
Quais são os países mais pobres do Mundo?
A maioria dos dados abaixo são referentes ao ano de 2007, no entanto a tabela foi actualizada em Dezembro de 2008. Os dados foram publicados no CIA FactBook.
PosiçãoPaísPIB per capita
1Zimbabué$ 0,200
2R.D. do Congo$ 0,300
3Burúndi$ 0,300
4Libéria$ 0,500
5Somália$ 0,600
6Serra Leoa$ 0,600
7Guiné-Bissau$ 0,600
8Etiópia$ 0,700
9Níger$ 0,700
10Republica Centro-Africana$ 0,700
Todos os 10 países listados como os 10 mais pobre pertencem ao continente Africano e acho que mais não é preciso dizer…

Os 10 mais ricos proprietários de clubes de futebol do mundo

 »

Os 10 mais ricos proprietários de clubes de futebol do mundo

Os 10 mais ricos proprietários de clubes de futebol do mundo viram suas fortunas aumentarem em relação ao ano passado. Segundo a revista americana “Forbes”, esse aumento na riqueza tem pouco a ver com as finanças de seus clubes de futebol. O ganho de $36 bilhões de dólares em seu valor total líquido, sem um único bilionário em declínio, foi impulsionada, principalmente, pelos preços elevados das commodities e uma forte recuperação nos mercados acionários globais. Mas chega de conversa, vamos a apresentação dos bilionários.
10º: Bernard Ecclestone
O Britânico é o todo poderoso da “Formula 1” e tem 80 anos. É acionistaminoritário do Queen’s Park Rangers.
Patrimônio Liquido: $4 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $300milhões
Equipe: Queen’s Park Rangers Football Club (2º Divisão do Campeonato Inglês)
9º: Philip Anschutz
Empresário americano (71 anos) é  um dos fundadores da Major League Soccer e Dono do “Los Angeles Galaxy” e de 50% do “Houston Dynamo”. Além disso, é um dos sócios proprietários do  Los Angeles Laskers (Basquetebol)  e dono do Staples Center (Arena Esportiva Americana) e The O2 Arena (Arena Esportiva em Londres). Segundo a revista “Forbes” está entre os 123 homens mais ricos do mundo.
Patrimônio Liquido: $7 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $1 bilhão
Equipe:Los Angeles Galaxy (Major League Soccer)
8º: Alisher Usmanov
O empresário russo (56 anos) é considerado um dos homens mais ricos da Rússia e está entre as 100 pessoas mais ricas do mundo. Em seu império financeiro estão empresa de mineração, madeira, investimento, mídia e TV, Telefone móvel, Internet, etc. É presidente da FIE (Federação Internacional de Esgrima) e o principal acionista do“Arsenal” da Inglaterra.
Patrimônio Liquido: $7,2 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $5,6 bilhões
Equipe: Arsenal Football Club (Premier League)
7º: John Fredriksen
Empresário Norueguês (nascido em Chipre) de 66 anos é dono da maior frota mundial de petroleiros. É o magnata da navegação. Em 2007, o jornal britânico Daily Mail noticiou que Frederiken estava interessado em comprar o clube inglês Tottenham Hotspurs. Segundo a revista “Forbes” está entre as 88 pessoas mais ricas do mundo.
Patrimônio Liquido: $7,7 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $3,7 bilhões
Equipe: Valerenga Fotball (1ª Divisão da Noruega)
6º: Francois Pinault
Empresário francês (73 anos), é um das 80 pessoas mais ricas do mundo (Forbes) e dirige a empresa de varejo PPR. Sua holding Artemis SA, é proprietária, entre outros da calçados Converse, malas Samsonite, Chateau Latour (estação de esqui no Colorado). É dono  de uma das maiores coleções  de arte contemporânea mundial. Acionista do Stade Rennais.
Patrimônio Liquido: $8,7 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $1,1 bilhão
Equipe: Stade Rennais FC (1ª divisão da Liga Frencesa)
5º: Silvio Berlusconi
Empresário italiano (73 anos) foi primeiro-ministro da Itália. Segundo a Forbes, Berlusconi é a terceiro pessoa mais rica da Itália. É dono da Mediaset (composta por três canais de TV nacionais, que juntas cobrem cerca de metade do setor de televisão nacional) e Publitalia (uma das maiores agência de publicidade italiana), Arnold Mondadori Editore (a maior editora italiana). É fundador da Fininvest (está entre as dez maiores empresas privadas italianas) e dono do A.C Milan.
Patrimônio Liquido: $9 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $2,5 bilhões
Equipe: A.C. Milan (Série A da Liga Italiana)
4º: Roman Abramovich
Empresário russo (43 anos) é dono do clube inglês de futebol Chelsea. Segundo a revista Forbes está entre as 50 pessoas mais ricas do mundo.
Patrimônio Liquido: $11,2 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $2,7 bilhões
Equipe: Chelsea Football Club (Premier League)
3º: Paul Allen
Empresário americano (57 anos), que em parceria com Bill Gates, fundou a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. Segundo a Revista Forbes, Allen está entre os 37 homens mais ricos do mundo. Allen afastou-se da Microsoft em 1983 quando lhe foi diagnosticado que sofria de um raro tipo de câncer. Após o tratamento e cura da doença passou a investir nas área de esporte, tecnologia e ciência. Allen possui três equipes esportivas profissionais: o Seattle Seahawaks (Futebol Americano) da NFL, o Portland Trail Blazers (Basquetebol) da NBA e o Seattle Souders FC (Futebol) da MLS.
Patrimônio Liquido: $13,5 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $3 bilhões
Equipe: Seattle Sounders FC (MLS)
2º: Amancio Ortega
Empresário espanhol (74 anos), presidente e fundador da Inditex (empresa de moda), grupo de empresas proprietárias de marcas como Zara, Massimo Dutti, Oysho, Stradivarius. Possui um complexo de apartamento de luxo em Miami (EUA), propriedades em Madri, Paris, Londres e Lisboa,investimentos no setor de gás, turismo e bancos. Segundo a revista Forbes, o espanhol está entre as 9 pessoas mais ricas do mundo. Possui ações da equipe de futebol espanhola Deportivo La Coruña.
Patrimônio Liquido: $25 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $6,7 bilhões
Equipe: Real Club Deportivo de La Coruña (1ª Divisão do Campeonato Espanhol)
1º: Lakshmi Mittal
Empresário Indiano (60 anos), presidente da Arcelor Mittal. É apontado como um dos principais responsáveis pela nova configuração da indústria do aço em âmbito mundial. Foi considerado pela Forbes a quinta pessoa mais rica do mundo. É, atualmente,  o maior acionista do Queen’s Park Rangers.
Patrimônio Liquido: $28,7 bilhões
Aumento na fortuna em relação ao ano anterior: $9,4 bilhões
Fonte: Boletim E. Ciência